sábado, 23 de fevereiro de 2008

orkut ou Vitrine


É impressionante a forma como o Orkut já faz parte do cotidiano de grande parte das pessoas, para algumas chega a ser a única atividade do dia. Como pode um simples site ter revolucionado tanto a vida da população? Digo isso pensando não só na questão de relacionamentos online ou entretenimento, mas comerciais também, quantas lan houses, syber cafés, lojas de informática estão surgindo a cada dia e lucrando um bom capital em cima da internet, em cima dos 15 minutinhos só pra ver quem deixo scrap.
No meio jovem então, alguns chegam a ter quatro ou cinco perfis, álbuns atualizados diariamente com fotos próprias ou não ( digo ou não, pelo fato de que após alguns vitne filtros do photshop não da para saber se é a mesma pessoa ), milhares de scraps ou nenhum, alguns preferem apagar por motivo de privacidade (?), claro! Porque existe privacidade até no orkut!
Isso tudo faz com que ele não passe de uma vitrine de pessoas, onde você cria um perfil, edita, põe algumas comunidades que descrevam sua personalidade, ou não, fotos, legendas, um about me comprido com frases de impacto para transparecer um pseudo-intelecto ou se preferir pode deixar em branco para ter um ar de mistério, após tudo isso é só esperar vim algum que se identifique com o rótulo do produto e com um click faça tudo começar.
O mal disso tudo é que o contato, o físico, olho no olho, está sendo deixado para segundo plano, horas na frente do computador clicando aqui e acolá no orkut são horas a menos para se ter contato com gente de verdade, não que as pessoas do orkut não sejam reais, mas quem está lendo esse texto, se é que alguém vai ler, me entende quando digo “gente de verdade”.
O nosso amigo das comunidades não é o único “vilão(?)” da história, tem seus comparsas também, MSN, myspace, fotolog, blogs, todos juntos são um grande mercado online de pessoas, todas ali se expondo com sorrisos, caretas, idéias, pensamentos, esperando um simples click, com esse click vai começar um assunto todo empolgante, gostos semelhantes, idéias iguais, horas sem parar de digitar, tudo isso para duas semanas depois se tornar mais uma carinha que fica ali no lado direito da tela co monitor quando você clica em home.
Aonde vai parar toda essa modernidade, alienação, imagem digital e pensamentos em bytes eu não tenho a mínima idéia, só sei que agora vou ali atualizar meu fotolog, porque o fato de eu ter consciência da minha hipocrisia não significa que quero deixar de ser hipócrita, por isso um aviso, só add com scrap e se for uma pessoa bonita.

Nenhum comentário: